Entrevista com Frank Tartarus e Adan Marini sobre Dies Irae#bienalhq_ctba
T: Estamos aqui na 1 Bienal de Quadrinhos de Curitiba mais conhecida como 3 Gibicon com Frank Tartarus e Adan Marini que fizeram Dies Irae,que é um quadrinho sobre deuses, Tudo Bem ?
FT: Tudo Bem.
AM: Tudo Bom, e aí pessoal.
T: Então eu queria saber que vi que vocês usaram vários panteões de deuses diferentes, vocês usaram deuses hindus,os deuses gregos e alguns deuses romanos e de onde surgiu essa idéia ?
AM: Bom , essa idéia da chuva dos deuses ela veio da minha cabeça , então ela caiu na minha cabeça e se chovessem deuses mortos por aí o que iria acontecer , e estávamos buscando várias histórias para contar uma história em quadrinhos , vários argumentos para criar um roteiro e aí eu comentei com o roteirista que é o Rafael Rodrigues , e ele disse olha eu tenho uma história que eu nunca usei que eu acho que pode fechar este começo desta história e a partir dali a gente começou a criar o argumento , criou o roteiro e saiu Dies Irae.
T: Legal, e vocês chegaram a fazer um Kickstarter ou não ?
FT: Não, a gente agora vai fazer um outro projeto no catarse , esse Dies Irae ele foi publicado através do Financiarte que é um projeto de fomento a cultura da nossa cidade Caxias do Sul , ele na verdade iniciou on-line, mas quando a gente foi percebendo a coisa achamos que valia a pena imprimir , até porque eu sou meio saudosista neste sentido.
AM: Muita gente dizia : Ba eu só vou comprar o dia que tiver impresso.
FT: E tinha gente que começava a ler e não terminava , nos tivemos muitos problemas que as plataformas que colocamos a venda , acabaram saindo fora do ar e ficamos um tempo sem plataforma.
T: Legal,e já que vocês falaram do digital , vocês por exemplo já receberam convite para participar do Social Comics do Omelete que a plataforma que está se mantendo por mais tempo?
FT: Sim,sim , na verdade não chega a ser um convite que eles abrem para os autores e nos entramos em contato logo no inicio quando eles divulgaram que ia ser feito e hoje está no Social Comics.
AM: Só que ele tem a versão antiga dele,logo mais vamos colocar a versão remasterizada .
T: Legal, e vocês tem a idéia deste projeto é um projeto fechado , vou fazer uma continuação daqui um tempo?
FT: Fechado , é um projeto fechado a gente nem saberia como continuar porque nos levamos o nível de destruição global que não teria nem porque a gente contar uma história além.
AM: Ela tem começo , meio e fim mesmo, a gente prefere uma história fechada do que deixar no ar se ela resetou mesmo a coisa toda.
FT: Ela é uma Graphic Novel Fechada .
T: Legal,e eu vi as ilustrações elas são bem detalhadas , é um desenho bem detalhista lembra Frank Quitely que faz aquele detalhe do detalhe sabe?
AM/FT: Na verdade , são 3 Ilustradores o Frank Tartarus além de roteirizar faz Ilustração, eu faço Ilustração , faço duas histórias a primeira e a sexta e tem o Thiago também que faz mais duas histórias e tem mais duas para fechar as oito que tem uma junção de arte-final e desenho de todo mundo , então é um misto , realmente um coletivo , até a história que a gente criou que é bem épica , e a gente gosta de botar detalhe o Frank Quitely de certo modo foi uma influência para todo mundo, pode ver que o Adan no primeiro capítulo carrega muito mais nos detalhes e no sexto capítulo ele já começa a trabalhar com menos detalhes mais luz e sombra.
T: Legal,e esse é o primeiro projeto que vocês fizeram com o Financiarte ?
AM/FT: Sim, é o primeiro , provavelmente deve ter sido o primeiro da cidade de quadrinhos,a gente está com um segundo projeto que será nosso não do coletivo Tesla, que chamar "Os Novos Atlantes" que aí é uma história de super-heróis que foi financiado no mesmo ano do Dies Irae então estamos carregados de projetos de HQs
T: Então tipo este projeto de vocês , já está começado?
AM/FT: Sim, está em andamento ele deve sair no início de 2017.
T: Porque em 2017 temos o FIQ 2017 e a CCXP 2017 vai sair em qual deles?
AM/FT: O FIQ 2017 Iremos com Dies Irae e com Novos Atlantes , senão tiver outras HQs porque temos este projeto no catarse "Primata Robota" que sai em 12 de Outubro no Catarse , no caso dos Novos Atlantes e um que temos certeza que vai sair, mas no caso do Catarse depende realmente da gente bater a nossa meta.
T:Obrigado.
FT: A gente que Agradece.
AM: Obrigado.